05 importantes benefícios da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral ou simplesmente “pílula”, apresenta diversos benefícios para a saúde feminina, além de prevenir a gravidez. Um estudo recente do Instituto Guttmacher descobriu que 58% de todas as usuárias da pílula usam o medicamento apenas para fins de planejamento familiar. Segundo a ginecologista e obstetra Cris Carneiro (CRM-SP 59.336), o medicamento traz ganhos à saúde feminina que vão além do controle de natalidade. Conheça alguns:

  • Regulação da menstruação

Algumas mulheres passam a tomar pílulas anticoncepcionais para regular os períodos menstruais que são imprevisíveis ou simplesmente irregulares. “Uma das razões mais comuns para períodos irregulares é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). A progesterona, presente na maioria das pílulas, ajuda normalizar o ciclo menstrual. Ter um ciclo regular tem uma relação direta com o controle do seu ciclo reprodutivo”, afirma Cris Carneiro.

  • A pílula “diminui o fluxo”

As mulheres que têm um fluxo mais pesado perdem mais sangue durante o período menstrual do que as mulheres com um fluxo mais leve. “Mulheres com fluxos mais pesados ​​são mais vulneráveis ​​à anemia, cansaço e/ou fraqueza. A pílula ajuda a diminuir o fluxo de sangue menstrual das mulheres”, informa a ginecologista.

  • Efeito protetor contra o câncer de ovário e do endométrio

De acordo com um estudo de 2010, a contracepção hormonal pode ser utilizada como forma de proteção primária de desenvolvimento de câncer do ovário e do endométrio. “Mesmo que as estatísticas indiquem que o câncer de ovário atinja apenas 3% das mulheres, ele provoca mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutor feminino. O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado porque a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado. É o câncer ginecológico mais letal, embora seja menos frequente que o câncer de colo do útero. Em relação ao câncer de endométrio, de todos os tumores da genitália feminina, 11% são do corpo uterino e destes, 90% são representados pelo câncer do endométrio”, informa Cris Carneiro.

  • Cura da acne

Ninguém gosta de acordar de manhã com uma nova safra de espinhas espalhadas por todo o rosto. “A pílula anticoncepcional pode ajudar a limpar a pele porque a maioria dos contraceptivos ajuda a diminuir o hormônio masculino testosterona, que é um antagonista da mulher que tenta manter o rosto livre de espinhas”, diz a médica.

  • Auxilia no controle das cólicas menstruais

Todos conhecemos receitas caseiras para combater as cólicas: chocolate, chazinho, bolsa de água quente, exercícios, massagens, ioga… “As cólicas são causadas pela prostaglandina, uma substância química que provoca contrações no útero. Quanto mais prostaglandina é produzida, pior as cãibras. A pílula anticoncepcional diminui a quantidade de prostaglandina, aliviando milhares de mulheres da dor uterina mensal”, alerta Cris Carneiro.

Publicado em Notícias e marcado , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *