Por que minha menstruação está atrasada?

Gravidez pode ser a primeira coisa que vem à mente de qualquer mulher quando a menstruação está atrasada, mas essa não é a única razão pela qual a menstruação pode atrasar. Há muitos fatores que podem contribuir para a interrupção do ciclo menstrual de uma mulher.

“O ciclo menstrual é regulado pelo sistema endócrino, que libera hormônios – inclusive os hormônios sexuais estrogênio e progesterona – para o corpo. Estes hormônios desempenham um papel chave em todas as fases do ciclo menstrual. O estrógeno é o responsável pela estimulação  da hipófise, que libera grandes quantidades de LH e FSH que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia, após o início do ciclo menstrual”, explica  a ginecologista e obstetra Cris Carneiro (CRM-SP 59.336).

Muitas doenças diferentes podem resultar em desequilíbrios hormonais e no atraso da menstruação, incluindo hipotireoidismo (hipoatividade da tireoide), hipertireoidismo (tireoide hiperativa), adenoma hipofisário (tumor benigno da glândula pituitária) e insuficiência adrenal (uma condição em que as glândulas supra-renais não produzem quantidades adequadas de certos hormônios).

“O estresse emocional ou físico também pode atrasar a ovulação e, por conseguinte, a menstruação. O estresse severo causa uma diminuição na quantidade de hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) produzido pelo corpo. Uma quantidade certa de GnRH é necessária para a ovulação. Estresse nas semanas que antecedem a ovulação, portanto, pode ser responsável pelo atraso na menstruação”, explica a ginecologista.

Mulheres que participam de atividades esportivas intensas também podem sofrer atrasos no ciclo menstrual, ou elas podem simplesmente não menstruar mais, uma condição conhecida como amenorreia. Os especialistas têm várias teorias sobre o porquê a atividade física extrema interrompe o ciclo menstrual, variando de um baixo percentual de gordura corporal, passando pela má nutrição e pela perda de peso rápida.

Essas mesmas teorias podem ajudar a explicar por que certas condições médicas – como anorexia, obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP) – podem levar a atrasos no ciclo menstrual.

“Alguns medicamentos ou tratamentos médicos, incluindo quimioterapia e radioterapia, também pode atrasar a menstruação. E algumas drogas – incluindo barbitúricos (sedativos), corticosteroides, contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais) e certos tranquilizantes – também podem interromper o ciclo menstrual”, alerta Cris Carneiro.

Publicado em Notícias e marcado , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *