Fases do Ciclo Menstrual

 

1) O ciclo divide-se em três partes certo?

  1. a) folicular
  2. b) ovulatória
  3. c) lútea

Poderia descrever brevemente o que acontece com o corpo da mulher em cada uma dessas fases?

  1. Folicular – inicia-se no primeiro dia da menstruação e dura até o nono dia. Durante esta fase temos a menstruação que normalmente dura de 3 a 5 dias (variando de 1 a 8 dias em mulheres normais).
  2. Ovulatória – ocorre entre os dias 10 e 14. Caracteriza-se pela ovulação, ou seja pela liberação do óvulo pelo ovário. Percebe-se uma secreção vaginal transparente semelhante à clara de ovo (muco) que dura cerca de uma semana, iniciando-se em pequena quantidade, torna-se máxima em torno do dia da ovulação e vai diminuindo progressivamente

  1. Lútea – inicia no fim da ovulação e dura até o início do fluxo menstrual. Caracteriza-se por uma fase de retenção hídrica por causa do aumento da progesterona.

2) Qual dessas fases costuma trazer mais incômodo para as mulheres? Pode-se dizer que é a folicular, por que inclui a menstruação?

Para algumas mulheres sim, pois a menstruação pode ser acompanhada de cólicas, dores lombares, cefaleia e algumas ainda apresentam aumento do trânsito intestinal com fezes mais amolecidas e aumento da frequência. Outras acham que o pior período é a fase lútea por apresentar os sintomas da TPM com irritabilidade, choro fácil, tristeza, cólica, compulsão por doces, cefaleia que desaparecem com o início da menstruação.

3) Que alimentos a mulher deve consumir e quais exercícios são mais indicados na fase folicular? Isso imaginando que ela quer aproveitar essa fase para emagrecer.

Durante a menstruação, quando a mulher está mais indisposta pela perda de sangue, cansaço, inchaço, cólicas, muitas vezes enxaqueca, o ideal é evitar atividades muito intensas, priorizando atividades mais relaxantes como ioga e alongamentos.

Nesta fase estão indicados alimentos ricos em ácidos graxos por possuírem ação anti-inflamatória (semente de abóbora e linhaça, amêndoas, nozes, abacate, peixes – salmão, sardinha e atum – e azeite extra-virgem); leite e derivados por serem ricos em cálcio, agem sobre a musculatura lisa do útero diminuindo as cólicas; hortaliças, frutas, chocolate meio amargo ou 70% cacau possui um precursor da serotonina, substância relacionada ao bem-estar. Deve-se evitar alimentos gordurosos, embutidos e bebidas ricas em cafeína. Deve-se priorizar também a ingesta de alimentos ricos em ferro e outros minerais perdidos no sangramento menstrual, tais como carne além de frutas cítricas (laranja, acerola, abacaxi mexerica e kiwi), já que a vitamina C e ácido fólico contribuem para a absorção de ferro.

Após o fim da menstruação, a mulher demonstra um aumento de rendimento com aumento gradativo da capacidade aeróbica frente ao exercício e de força muscular, sendo indicado nesta fase exercícios aeróbicos, contínuos e prolongados, tais como, nadar, correr, caminhar, step ou body jump.

4) Quais incômodos podem aparecer durante a ovulação? Existe algum exercício específico para essa fase? E alimentação?

Algumas mulheres referem dor na região pélvica que dura cerca de 1 ou 2 dias que está relacionada à liberação do óvulo pelo ovário.

Nesta fase todos os exercícios estão liberados como no fim da fase folicular podendo desempenhar bem todo e qualquer tipo de exercício.

Nesta fase estão indicados os alimentos ricos em selênio, cromo e zinco (encontrados nas carnes), vitamina B6 (presentes nos tubérculos como batatas e beterrabas, além de cereais) e vitamina C (frutas cítricas – laranja, mexerica, abacaxi e kiwi)

5) Quais os incômodos que podem aparecer na fase lútea? Existe algum exercício específico para essa fase? E alimentação?

Nesta fase, a mulher pode apresentar sensibilidade nas mamas, inchaço, obstipação intestinal, além dos sintomas típicos da TPM mais próximo da menstruação como a irritabilidade, cefaleia, compulsão por doces e salgados, choro fácil, tristeza, dor abdominal.

Nesta fase, como a mulher começa a perder a disposição, pode realizar qualquer tipo de exercício, mas a resposta do corpo é mais lenta, assim é aconselhável diminuir a intensidade.

Evitar sal e embutidos, aumentar o consumo de fibras, como folhas cruas, que saciam e estimulam o trânsito intestinal, além de peixes gordos, tais como salmão, como fonte de vitamina E que é indicada para aliviar dores nas mamas e estresse.

6) Qual a duração normal do ciclo? É correto dizer que é de 20 a 30 dias?

O ciclo menstrual normal varia de 21 a 35 dias, mas deve ser constante para cada mulher, ou seja, você pode ter um ciclo de 25 dias (contando do 1º dia da menstruação de um ciclo até o 1º dia da próxima) e sua amiga de 30 ou 35, mas você não pode um mês ter um ciclo de 25 e no outro de 35, pois neste caso está com ciclos irregulares e deve procurar um ginecologista.

7) Por que as vezes acontece escape? A mulher deve se preocupar?

Às vezes, por ocasião da ovulação, pode haver um escape pela queda de hormônios nesta fase, mas este sangramento é discreto e dura 1 ou 2 dias. Qualquer sangramento diferente deste deve ser investigado.

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