Câncer de mama – A importância da prevenção

O outubro rosa, campanha de âmbito mundial, vem tomando força ano a ano. Sua principal finalidade é divulgar informações sobre o câncer de mama, doença que apesar dos esforços, cresce muito. Muitas instituições públicas e privadas têm sua estrutura iluminada com a cor rosa, campanhas motivadas por clínicas e hospitais, e até comercialização de produtos direcionadas a doação para as redes femininas de combate ao câncer, fazem parte desta grande ação.

Alguns fatores de risco como histórico familiar, obesidade, tabagismo e terapias hormonais devem ser levados em consideração quando as mulheres fazem suas consultas de rotina com ginecologista. De certa forma, essa atitude faz parte de uma abordagem preventiva, ou seja, antes mesmo de desenvolver a doença, sendo esse um dos principais objetivos da campanha do outubro rosa.

O diagnóstico preventivo é muito importante, pois nesta fase os tratamentos são muito eficazes, e reduzem significativamente as taxas de mortalidade do câncer de mama. Dentro das ferramentas utilizadas para este diagnóstico, podemos destacar como de extrema importância a ultrassonografia mamária, a mamografia, o auto exame e o exame físico de rotina feito pelo médico ginecologista.

Exames genéticos como o BRCA 1 e BRCA 2, indicam a probabilidade que a mulher tem de desenvolver o câncer de mama, e são indicados para aquelas com histórico familiar presente. Quando esta probabilidade vier alta, pode-se indicar o que chamamos de mastectomia preventiva, que seria a retirada das mamas, antes que a mulher desenvolva a doença. Apesar de termos disponibilidade da realização de tal exame no Brasil, o custo é muito alto, o que impede sua realização em larga escala.

autoexame-out-rosa FB_IMG_1443891420324

Publicado em Notícias e marcado .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *