O QUE SEU CICLO MENSTRUAL DIZ SOBRE VOCÊ

o que é um ciclo menstrual regular?

Um ciclo menstrual regular é aquele que o número de dias em ter o 1º dia de um ciclo até o 1º dia do próximo ciclo é constante e assim você é capaz de prever quando vai menstruar novamente. A maioria das mulheres menstruam a cada 28 a 30 dias, mas este ciclo pode variar desde que seja mais ou menos constante (variando 1 ou 2 dias para mais ou menos),mas este intervalo não pode ser menor que 20 dias ou maior que 40.

dá para identificar quando uma menstruação não está adequada?

A menstruação não está adequada quando:

seu intervalo é menor do que 20 dias ou maior do que 40 dias

está irregular, ou seja, cada mês vem com um intervalo diferente, é impossível prever a data da próxima menstruação

o odor do sangue é muito forte

alterar a quantidade de fluxo

  1. gostaria de saber o que pode significar cada uma das situações abaixo:
  1. fluxo intenso demais – a quantidade de fluxo pode variar de mulher para mulher, tanto em volume quanto em quantidade de dias e não estar relacionado a qualquer patologia, ser próprio daquela mulher. Quando este fluxo aumentado se dá nos extremos da vida reprodutiva, ou seja no logo que a menina começa a menstruar ou próximo à menopausa e não se identifica a causa, denomina-se sangramento uterino disfuncional. Há alterações físicas ou hormonais que podem estar relacionadas a esta alteração, provocando tanto o aumento do útero ou o espessamento do endométrio, alterações da coagulação do sangue.
  1. pouco fluxo – do mesmo modo, pode ser característico da mulher, mas quando altera durante a vida devemos investigar. Pode ser alguma alteração hormonal ou alguma deformidade uterina (cicatriz pós-curetagem, por exemplo)
  1. intervalo muito grande entre as menstruações – intervalo acima de 40 dias, causado por alterações hormonais que impedem a ovulação, pode ser o aumento de prolactina, síndrome dos ovários policísticos, hipotiteoidismo, stress, excesso de exercícios.
  1. intervalo muito pequeno – intervalo abaixo de 21 dias. Alterações hormonais, stress, menopausa, infecções ginecológicas, endometriose
  1. cólica intensa – a cólica pode ser primária, quando é causada pela produção de uma substância chamada prostaglandina pelo endométrio ou secundária quando é provocada por uma alteração no sistema reprodutor da mulher, tais como mioma, endometriose, estenose do canal cervical, tumores pélvicos, e outros.
  1. fluxo com muitos coágulos – quando o fluxo menstrual é aumentado pode haver a formação de coágulos quando o sangue se acumula na vagina
  1. sangramentos de escape entre uma menstruação e outra – este sangramento pode ser normal – sangramento discreto que ocorre na época da ovulação por uma queda de hormônios nesta fase, ou anormal, qualquer outro sangramento entre uma menstruação e outra e pode ser causado por alterações hormonais, stress, pólipos, alterações no colo do útero e outras.
  1. menstruação irregular (mês sim, mês não) – alterações hormonais que geralmente levam a anovulação, tais como síndrome dos ovários policísticos, aumento da prolactina, hipotireoidismo, obesidade, exercícios intensos
  1. fluxo com odor muito forte – o sangue tem um odor característico que se a mulher demorar para trocar o absorvente ou tiver um fluxo aumentado pode se intensificar, cada mulher sabe o odor normal de sua menstruação. Caso você note uma alteração importante, um cheiro de podridão, pode ser um sinal de infecção no canal vaginal, muitas vezes causado por um corpo estranho (absorvente interno ou preservativo) que ficou lá preso e foi contaminado pelo sangue.
Publicado em Notícias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *